Alunos com algum tipo de deficiência visual ou cegos matriculados na rede estadual de ensino estão recebendo kits adaptados, de acordo com suas necessidades, o que facilita o processo pedagógico. Ao todo, serão entregues 3.300 Kits pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
A iniciativa pretende contribuir para o processo de aprendizagem e inclusão desses alunos, público da educação especial.
Chamado de “Kit Cegueira”, destinado a alunos com perda total da visão, vem acompanhado de uma bengala, para auxiliar na locomoção do estudante; uma reglete e uma punção, equipamentos que contribuem para a escrita dos alunos em braille; além de um papel especial, que tem uma espessura maior; e um soroban, que ajudam em cálculos matemáticos.
Já o “Kit Baixa Visão” oferece um caderno com pauta ampliada, um plano inclinado para auxiliar na correção da postura do aluno, lápis com grafite 6B, para uma escrita mais forte, borrachas, lápis de colorir, caneta hidrográfica e pincel atômico.
Solicitação
Para receberem os kits, as escolas devem solicitar o material ao Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), que integram a rede estadual.
Notebooks adaptados
Para complementar a alfabetização e garantir a inclusão educacional, alunos cegos ou com baixa visão matriculados, do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, recebem um notebook adaptado. Já os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental recebem apenas o kit, uma vez que ainda estão em processo de alfabetização em braille.