Cantora e Compositora de Moeda ganha Prêmio da Música Popular Mineira

0
De nossa Moeda para todo o estado de Minas Gerais, Brasil e mundo através da internet. Música boa e com letra de qualidade não tem barreiras né?  A Sol Bueno é a prova disso! Moradora de São Caetano, em Moeda Velha, a Cantora e Compositora que tem 39 anos ganhou, no último mês de Setembro, o Prêmio da Música Popular Mineira, que é realizado pela Rádio Inconfidência, em Belo Horizonte.
O prêmio avaliou trabalhos lançados entre os anos de 2015 e 2020, em diversas categorias. O Álbum Poeira Dançante, da Cantora e Compositora de Moeda, ganhou como melhor Álbum de música regional lançado nesse período.

Continua depois da publicidade:

Entre no nosso site, conheça nossa história e todos nossos produtos: 
www.grupolamartine.com.br (CLIQUE AQUI!)
  • Mas afinal, quem é a Sol Bueno. 

Sol Bueno é cantora e compositora brasileira, natural de Minas. Em seu som traz as vivências como povo habitante da região do cerrado, onde tem sua origem e de onde nasce muitas de suas influências musicais.
É marca em seus trabalhos a interlocução poética que une leveza e força, e a mistura étnica contemporânea que expressa suas raízes.

Seu CD autoral “Poeira Dançante”, foi lançado em mais de 50 cidades de diversos estados do Brasil e América Latina (Chile, Argentina, Bolívia e Peru). Foi finalista do Prêmio Profissionais da Música, na categoria compositora. Integrou coletânea oficial do centenário de Violeta Parra: Violeteras – Herencia Rebelde. Tem participação em cds, coletâneas, parcerias, trilhas para espetáculos e filmes, sendo a última a trilha sonora “Inventário de Mulheres Possíveis”. Já se apresentou em programas de TV, Rádio, Festivais, Feiras e encontros, em formato solo, duo, trio e banda.

Integra o Coletivo Dandô Circuito de Música Dércio Marques, tendo sido gestora nacional de 2016 a 2018. Integra a rede Dándole cuerda – Encontro Latino Americano de Cantautores, sendo representante no Brasil na gestão do movimento. Arteducadora e ambientalista, integra o Coletivo Cauê – Ciranda de Sabenças Populares, com atuação na Serra da Moeda e região, em defesa do Bem Viver e valorização das Sabenças Populares.”

  • Álbum Poeira Dançante

Lançado em 2017
Gravado entre 2016 e 2017

Teve direção musical e artística de Sol Bueno e Giancarlo Borba

Mixagem do Tiago Andreoli

Participação das Meninas de Sinhá, Tambores de Luta, Sérgio Pererê, Erick Castanho, João Paulo Torres, Joaci Ornelas, Marcelo Taynara e Ana f. TB.

Instrumentistas: Ricardo Rodrigues, Rodrigo Salvador, Gladson Braga, Letícia Leal

A arte da capa foi toda pintada a mão com chás e ervas feito por Ronaldo Bueno.

O CD é dividido em 4 estações, e começa pelo inverno e termina no outono. Tem forte relação com paisagens sonoras, narradas nas letras, sons incidentais e sonoridade dos instrumentos escolhidos: rabeca, viola, percussão, violão e acordeon.

Foi realizado via financiamento coletivo.”

  • Sol Bueno conta um pouco mais sobre este Álbun Poeira Dançante:

Esse trabalho musical foi gravado em sua maior parte em Minas Gerais, e tem uma íntima história com Moeda. Muitas das sonoridades presentes neste trabalho musical foram gravadas na cidade, por exemplo na música sino do Rosário, o sino que toca é o sino da igreja de São Caetano. O álbum faz homenagens a mestres e mestras da cultura popular dentre elas citando pessoas daqui também, como Dona Celina moradora de São Caetano da Moeda Velha. A primeira faixa do álbum, floração cerradeira foi feita inspirada na floração que nasce no inverno na Serra da Moeda.”

Segundo Sol Bueno, agora em Novembro ela vai lançar dois trabalhos. Um deles com Sofia Cupertino, Ana f. E Val Prochnow, o Álbum Inventário de Mulheres Possíveis. O outro é o EP “Canções Para Quem Espera” com quatro canções, entre canções autorais e parcerias, retratam o momento que vivemos, e de forma mais universal, o sentido da espera.

A seguir as Redes Sociais da Sol Bueno:
Instagram – Sol Bueno – Clique aqui!
Facebook – Sol Bueno – Clique aqui!

Campartilhe.

Sobre o Autor

Avatar

O Mais Moeda é o primeiro portal de informações e a primeira Web Rádio de Moeda, cidade que pertence à região central de Minas Gerais.

Deixe Um Comentário